Cade lança guia sobre seu programa de leniência

A cartilha aponta as circunstâncias em que acontecem os acordos de leniência e quais são as práticas e condutas mais usuais no processo

13 de junho de 2016 17:46

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), importante órgão do Ministério da Justiça e Cidadania, disponibilizou online a versão final do “Guia sobre Programa de Leniência”. A publicação traz um conjunto de diretrizes do Programa de Leniência Antitruste e esmiúça os principais aspectos das negociações e da celebração dessa modalidade de pacto jurídico.

Clique aqui para acessar a íntegra do documento

O guia consiste em uma cartilha sobre as circunstâncias em que acontecem os acordos de leniência e quais são as práticas e condutas mais usuais no processo, servindo de referência e norte sobre o assunto a todos os segmentos da sociedade. O Programa de Leniência Antitruste do Cade visa monitorar e investigar eventuais atos ilícitos contra a ordem econômica, além de zelar pela Lei de Defesa da Concorrência (Lei 12.529/2011) e, de acordo com o documento, permitir que “empresas e/ou pessoas físicas envolvidas ou que estiveram envolvidas em um cartel ou em outra prática anticoncorrencial coletiva obtenham benefícios na esfera administrativa e criminal […], comprometendo-se a cessar a conduta ilegal, a denunciar e confessar sua participação no ilícito, bem como a cooperar com as investigações apresentando informações e documentos relevantes à investigação”.

Base para a celebração
A publicação do Cade percorre todas as fases dos acordos. Veja abaixo a lista sobre os assuntos tratados na publicação.

– Características gerais sobre o Programa de Leniência Antitruste do Cade;
– Fases da negociação do Acordo de Leniência do Cade;
– Primeira fase: pedido de senha;
– Segunda fase: apresentação de informações e documentos que comprovem a infração noticiada ou sob investigação;
– Terceira fase: formalização do Acordo de Leniência;
– Pós-celebração do acordo;
– Leniência Plus.

Via Instituto Ethos

ObservatórioSocial do Brasil - Paranaguá/PR

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhora da gestão pública.

AV. JOSÉ LOBO, 736 - OCEANIA (SDA - 1° andar)
CEP: 83.203-340
Telefone: (41) 98480-7876 / (41) 99718-2442
E-mail: paranagua@osbrasil.org.br