Agora é Oficial, Paranaguá já possui Observatório Social

Cerimônia de fundação reuniu empresários e entidades no auditório da Bonsenhor Contabilidade

29 de outubro de 2014 14:34

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

Com o objetivo principal de evitar gastos desnecessários em licitações públicas foi criado em assembleia geral, no último dia 29 de outubro, o Observatório Social de Paranaguá – OSP. O evento de posse da diretoria reuniu empresários, funcionários públicos, Ministério Público, OAB, OSB, Associação dos Engenheiros, CRC, Fecopar, Sincolpar, RFB, CRA, Maçonaria, Rotary, ACIAP, UNESPAR e UNATI.

“Estas e outras entidades acreditam que o observatório trará grandes benefícios para a cidade”, destacou o presidente eleito do Observatório de Paranaguá, Everaldo Bonsenhor.

Segundo ele, a ideia surgiu há dois anos, após conhecer outros observatórios sociais pelo Paraná e apresentar a iniciativa para um pequeno grupo de empresários em Paranaguá. “Em 2014 o movimento tomou força com o apoio do prefeito municipal, que gostou muito da ideia de que a comunidade poderia estar colaborando com o desenvolvimento da cidade, ajudando-o a evitar gastos desnecessários”, conta.

A partir de agora, explica o presidente do OSP, a diretoria eleita se reunirá semanalmente para formular o planejamento de trabalho para o próximo ano. “Estamos em fase de treinamento para a equipe técnica, este comandado pelo Observatório Social do Brasil que está nos dando o maior apoio nesta fase de implantação. Em 2015 iniciaremos o ano de trabalho efetivo e a expectativa é grande com os trabalhos direcionados para o controle das licitações e contratos, educação fiscal e políticas publicas”, disse.

Os Observatórios atuam, principalmente, no monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até a entrega do produto ou serviço. Conforme estimativa do Observatório Social do Brasil (OSB), mais de R$300 milhões foram economizados nos últimos dois anos no país através dos 89 Observatórios Sociais instalados, em 15 estados brasileiros.

ObservatórioSocial do Brasil - Paranaguá/PR

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhora da gestão pública.

AV. JOSÉ LOBO, 736 - OCEANIA (SDA - 1° andar)
CEP: 83.203-340
Telefone: (41) 98480-7876 / (41) 99718-2442
E-mail: paranagua@osbrasil.org.br